Como você diria que está a saúde do seu intestino? Está funcionando normalmente? Quando falamos em disbiose, estamos falando de um desequilíbrio na flora intestinal. Pense no intestino com uma diversificada microbiota, que contém diversas bactérias necessárias e que produzem ações benéficas e protetivas para o bem-estar do nosso organismo. Mas há também bactérias patogênicas, nocivas ao corpo.
A disbiose é o desequilíbrio entre a microbiota benéfica e a patogênica o e predomínio dessas bactérias nocivas no intestino, que prejudicam a absorção de nutrientes e liberam na corrente sanguínea substâncias tóxicas que ativam processos inflamatórios pelo corpo! Além disso, é no intestino que ocorre a produção de enzimas, hormônios e neurotransmissores importantes, como grande parte da serotonina, neurotransmissor do bem-estar, que age no cérebro regulando o nosso humor, sono, apetite. Ou seja, a disbiose interfere na alegria de viver, provocando desânimo e mau humor.
A dieta rica em alimentos processados e saturados contribui para a disbiose, além do uso indevido de medicamentos como antibióticos, laxantes e anti-inflamatórios! Para tratar, reestabelecemos a flora intestinal e corrigimos a alimentação para restituir a microbiota, a saúde e bem-estar dos nossos pacientes!
Av. Tancredo Neves, 1632, salas 503/504, Torre Sul Caminha das Árvores,