Restringir um pouco as calorias ingeridas diariamente ou alternar períodos com maior restrição de alimentos com períodos sem restrição?
.
O Jejum intermitente é muito além de um plano alimentar, é na verdade uma prática milenar muito utilizada por religiões e que serve como tratamento de inúmeras condições de doença. Diversas estratégias são utilizadas a depender de cada caso, em que é intercalado o tempo em que a pessoa irá permanecer em jejum (podendo ser 6h, 12h, 18h e 24h) com o tempo em que ela irá se alimentar. No período do jejum, a pessoa pode consumir águas e bebidas não calóricas naturais como chás e suco de limão por exemplo.
Como falamos, jejum intermitente não significa necessariamente restrição de calorias. Estudos mostram que as duas estratégias podem ser efetivas. O jejum intermitente pode ser melhor quando associado à restrição calórica. Entre os benefícios, podemos citar a perda ponderal de peso, tratamento do diabetes, da resistência insulínica, de condições metabólicas diversas, inflamações intestinais e de pele, compulsão alimentar, dentre muitas outras!
Não existem contraindicações absolutas para a prática do jejum intermitente, mas é importante não fazê-lo sem a orientação e acompanhamento profissional. Cada caso precisa ser orientado individualmente.
Qual a sua dúvida? Deixe nos comentários!
Av. Tancredo Neves, 1632, salas 503/504, Torre Sul
Caminho das Árvores,
Salvador - BA