Saúde Interativa Dr. Nilson Fernandes!

Saúde Interativa Dr. Nilson Fernandes!

28/03/2019 às 10:07:58

Que o Brasil está entre os países que mais utilizam agrotóxicos em larga escala, nós já sabemos. Alguns desses produtos, inclusive, têm o seu uso proibido em outros países da Europa, nos EUA e Austrália. ??
.
Mas você conhece os tipos de agrotóxicos e as doenças relacionadas? Acompanhe essas informações sobre alguns dos principais produtos nocivos à saúde??:
.
?Abamectina: inseticida e acaricida, que pode causar toxicidade aguda;
?Acefato: é um inseticida cuja ingestão pode causar neurotoxicidade, além de ser suspeito de aumentar o número de células carcinogênicas (relacionadas ao câncer) e de toxicidade reprodutiva;
?Glifosato: Ao ser consumido em excesso, pode causar efeitos neurológicos; Agora mais um estudo, entre tantos outros, acaba de constatar de novo que este herbicida aumenta o risco de câncer principalmente, do linfoma não-Hodgkin.

?Caborfurano: pode causar desregulações endócrinas, câncer e má formação fetal. É classificado como altamente tóxico pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
.
??Ou seja, os agrotóxicos podem causar problemas que varia desde a intoxicação aguda até câncer de diferentes tipos. Outras doenças incluem infertilidade, problemas neurológicos, desregulações endócrinas, deficiência na produção de hormônios sexuais, entre outros.
.
E lembre-se: em um único alimento podemos consumir diversos tipos de agrotóxicos. Para reduzir o consumo desses “venenos invisíveis”, lave bem as frutas, verduras e legumes, observe se o pendúnculo (cabinho) das frutas estão brancos, é sinal de uso de agrotóxicos. Descarte as primeiras folhas de alface, rúcula, acelga, couve e, além disso, desconfie de alimentos que pareçam “perfeitos.”

 

 

Av. Tancredo Neves, 1632, salas 503/504, Torre Sul Caminho das Árvores 

Salvador-Bahia